O Princípio do Prazer

Como diria meu bom e velho amigo Freud, um dos princípios que rege o homem é o do prazer: nós buscamos gratificação imediata e tentamos evitar a dor.  Os bebês e as crianças pequenas  são ainda mais regidos por esse princípio e vão ao longo da vida aprendendo a lidar com as frustrações, com os desejos não realizados e com algumas dores que vêm com o crescimento.

O Guilherme sempre teve um temperamento muito forte e eu e o Elcio já tivemos algumas discussões sobre como lidar com esse temperamento fácil dele.  O Elcio era/é a favor de ser preto no branco, “não” é “não” e pronto.  Já eu apelo para um caminho mais cinza.   Quando ele fala “Mãe, posso fazer tal coisa?”, ao invés de responder “não” eu respondo “outro dia”.  A meu ver, o simples fato de adiar o desejo já é suficiente para que ele amadureça.  E eu sinto que ele já amadureceu bastante, tem ficado cada vez mais fácil de lidar e cada vez mais receptivo a argumentos.

Hoje mesmo, ele me pediu:

“Mãe, um dia eu posso comprar isso?”

“Pode, filho, um dia você pode…”

Esse diálogo aparentemente simples foi suficiente para deixar ambos com sorrisos nos rostos.  🙂

PS: Não estou dizendo que existe um jeito errado de lidar com a situação, cada um lida do jeito que acha mais adequado.  Obvio que o fato de ele estar mais velho também tem a ver com essa evolução…

Sobre Erika Gozzi

Quase quarentona, casada, mãe da Isabella e do Guilherme. Adoro planejar viagens e executá-las na companhia do meu marido e filhos. Gosto de coisas de meninas: maquiagens, moda. Sou a favor da televisão como meio de alienação. Curto seriados e shows sobre decoração, culinária e organização.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário